quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Ao Mais Alto Economista Aposentado da Nação...e àquele "coiso" Marco António...

Esses poetas que tudo dizem
Nada conseguem dizer:
Estão fazendo apenas relatórios...

(Mario Quintana)

Tal como sucedeu com a Grécia, o FMI vem fazer o mea culpa relativamente às políticas de austeridade que a troika impôs a Portugal. Seguir-se-á a posição da Comissão Europeia e do BCE, que fazem de polícia mau, tal como sucedeu recentemente com as declarações do presidente do Eurogrupo de nome impronunciável, na âmbito da ronda levada a cabo por Portas com a Albuquerque à ilharga. Entretanto foram arruinadas famílias, o desespero tomou conta dos mais desprotegidos, o desemprego disparou, a esperança ceifada, os bancos enriqueceram, o estado de direito desrespeitado, os capatazes que ocupam o lugar de governantes ao serviço das tais políticas intencionalmente mortíferas, que agora se reconhece estarem erradas, continuam com a mesma cara de pau a pretender dar lições de moral aos portugueses e no fim ninguém vai preso.
Aquele "coiso" Marco António Costa, veio acusar o FMI de "hipocrisia institucional", porque por um lado o FMI emite relatórios de alerta para os perigos do excesso de austeridade, mas por outro defende a aplicação das medidas de austeridade... Mas Caro Marco António, quem é defendeu que se deveria ir para além da troika?
Pudera, aproximam-se as eleições e há que tirar o cavalinho da chuva. E qual o espanto? Não é sobejamente conhecida a falta de decoro destas figurinhas da politicazinha nacional?


(Olivier Blanchard é economista, francês. Professor reputado, agora de licença, é também Director do Departamento de Investigação do FMI ... um nome a fixar).