sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A política fundada em bodes expiatórios.(dos juízes, aos professores ...e ..."todos" em geral).

Pior do que não reconhecer um erro é não ter consciência do erro cometido.
Na próxima semana todos ficaremos a saber que o guião para a reforma do estado é um documento vazio de ideias e de coerência. Uma inutilidade e uma perda de tempo. Uma justificação da preguiça de Portas. Quiçá mais uma lista de cortes. Desta vez de organismos de estado. Com o mesmo critério que presidiu ao corte dos salários e pensões. Ou seja... sem critério.
O que há de mais negro nestes tempos não é a crise ou o aumento exponencial da pobreza e do desespero. O mais negro está no carácter vil de muitos... e chegado o seu tempo, não hesitam em mostrá-lo. 
Quem com ferros mata, com ferros morre. O recurso a este velho provérbio deve-se a José Sócrates. Quando chegou ao poder, a primeira coisa que fez foi arranjar bodes expiatórios. Começou pelos juízes, mas estes não se prestam para vítimas sacrificiais. São poderosos e, por algum estranho acaso, os políticos temem-nos. Dos juízes, Sócrates passou para os professores. O professorado não superior é um grupo social que, à partida, ninguém teme e presta-se mesmo para ser imolado. Desprezados pelos de cima, invejados pelos de baixo, os professores foram o bombo da festa nas mãos de Sócrates e da ministra da altura. Fez-se de tudo para os humilhar e desprestigiar aos olhos do público. Sócrates pensou neles como os bodes expiatórios perfeitos, cujo sacrifício redimiria a pátria e traria a glória à sua governação.
Corrido da governação, Sócrates parece agora não gostar de se ver como o bode expiatório das atuais políticas. Eu percebo-o bem, mas ele (e a função pública, claro) apenas está a ser vítima de uma estratégia que ele, "eles", usam cruelmente. Sejamos claros. São todos bons rapazes!...
Isto não significa que eu absolva Sócrates. Ele não o merece. E não o merece porque foi ele que inaugurou, nos tempos recentes, a política fundada em bodes expiatórios.  Eleger bodes expiatórios significa isolar indivíduos ou grupos para serem perseguidos pelo todo. Uma política baseada em bodes expiatórios significa que se abandonou o uso da razão e se confia o destino da comunidade ao pensamento mágico. 
O resto é silêncio.