terça-feira, 12 de novembro de 2013

A escola privada é um logro!!!... " a falsidade do ranking das escolas"....

"A esperança tem asas. Faz a alma voar. Canta a melodia mesmo sem saber a letra. E nunca desiste. Nunca."
(Emily Dickinson)
Não vale a pena, no entanto, perder muito tempo com vigarices e encomendas produzidas para satisfazer os interesses de uns quantos trampolineiros à volta de uma gamela.
Mais importante é lembrar o que está a acontecer na Suécia, onde existe um modelo de concessão da gestão das escolas públicas a privados ( similar ao  proposto por  Paulo Portas, bichanado por Crato).
O modelo outrora apontado como exemplo a seguir  colapsou, porque assentava em pressupostos errados.
A atribuição dos montantes dos subsídios, em função do número de alunos, levou muitas escolas a inflacionarem as notas dos seus alunos, o que lhes permitia aparecer nos primeiros lugares do ranking, captar mais alunos e mais dinheiro dos contribuintes suecos.
Acontece, porém, que um dos maiores grupos privados a quem foi atribuída a gestão de escolas  públicas, abriu falência em Maio deixando mais de 10 mil alunos impossibilitados de prosseguir os estudos.
Se cito o exemplo sueco, é por ser do agrado de Crato, mas há muitos outros países ( a maioria na Europa Central e do Norte) que têm seguido o modelo de privatização das escolas públicas e estão, neste momento, a perceber o erro de terem permitido que a educação se transformasse num negócio para gananciosos. 
A escola priva(tiza)da é um logro. Não há provas de que seja melhor, nem que seja mais barata. A única prova que existe é que é segregadora e  tem enchido os bolsos de alguns gananciosos.
Apesar do falhanço absoluto, o governo insiste nesse modelo. Por teimosia? Por Fé? Ou apenas porque há no governo quem esteja interessado em partilhar os lucros?  .....