sábado, 18 de janeiro de 2014

O lado de lá...ou as faces da vida!


Na verdade estou a cansar-me da visão idílica das coisas .
Uma das palavras de ânimo mais estafadas que recebemos, é aquela frase, que pensamos ser portuguesa - e que se calhar é universal -, para olharmos para o mundo que nos rodeia, onde não faltam exemplos de quem ainda vive pior que nós, e mesmo assim resiste, sem vontade de desistir...
Este olhar para o lado e para baixo, está de alguma forma ligado à religião católica.
Durante a nossa história , os seus educadores sempre se esforçaram por vender a ideia, que o "paraíso" é para aqueles que são capazes de dar a outra face como Jesus, ou seja, os humildes e subservientes.
Mesmo sem concordar com esta "linha castradora", acaba-se por intuir que se as camadas sociais mais vulneráveis, vivem e resistem a estes tempos, todos o conseguirão fazer. Mesmo que acabem a viver num simples quarto ou até debaixo da ponte .
A natureza humana tem muito que se lhe diga...
A igualdade absoluta nunca será uma realidade. Ilude-se quem assim pensa, é um mito. A igualdade de oportunidades, sim, é possível, tem de ser possível. Defendo-a e considero-a essencial e um direito inalienável de qualquer ser humano. Não gosto de quem contribui para o apartheid de oportunidades, mantendo as elites e sacrificando os outros. 

 Temporal ... esta bela graça que nos caiu no colo!!!...
 É o que penso, observo e absorvo.
(Andrew Wyeth)