sábado, 1 de fevereiro de 2014

Estes Ogres, de agora. Buiça um intelectual que acreditava na humanidade...


Diante desta minha terrível vulgaridade, há pessoas que nos roubam, há pessoas que nos devolvem...
Será anomalia, mas não lhe procuro remédio.
Chamava-se Buiça o homem que matou o rei D. Carlos naquela fatídica tarde de Fevereiro.
Tornou-se regicida por imaginar a República como o início de uma sociedade justa. Uma passagem do seu testamento, escrito 4 dias antes do regicídio, explica tudo.
"Meus filhos ficam pobrissimos; não tenho nada que lhes legar senão o meu nome e o respeito e compaixão pelos que soffrem. Peço que os eduquem nos principios da liberdade, egualdade e fraternidade que eu commungo e por causa dos quaes ficarão, porventura, orphãos".

A minha produção é repentina e nasce da raiva que algumas pessoas momentaneamente me provocam.
Sobre o Medina Carreira ocorre-me o seguinte:
Para a filha não ter problemas quando ele morrer com a sua enorme fortuna em cash e propriedades (Medina tem 3 reformas e pensões e ainda recebe muito dinheiro pois é vogal pago de muitas empresas entre elas a Fundação Oriente), pôs tudo em nome da filha e mora agora numa habitação/escritório que juridicamente é da filha. 
E fico-me por aqui...
Tantos perdem a cabeça quando entram numa livraria, excitados como se entrassem num antro de gente nua e disponível que nem se sabe se tem cérebro ou préstimo "quero todos, quero todos para mim, ai o cheiro, ai as capas!". Essa loucura indiscriminada de quem precisa de ser salvo por um livro desperta-me piedade, mas entendo quem dela sofre como entendo outros desesperos e urgências.
Eu  amo os livros depois de começarem a pertencer-me, depois de me terem satisfeito um desejo íntimo, depois de me terem aberto um trilho e deslindado um horizonte. Porque todos juntos numa estante, formam uma parede, uma sólida e compacta parede que eu sei que nenhum vento leviano atravessa ou derruba.


Estou a pensar  criar uma instituição social com objetivos assistencialistas. Não pagam IMI nem IVA e têm boas reduções no IRS. É o que está a dar empreendedores!!!