quarta-feira, 9 de abril de 2014

Este país "nos" mata lentamente. Perigoso será se com medo recolhermos...


A imagem do país pobrezinho, tacanho e inenarrável onde nasci e vivo, desilude-me  e desgosta-me, mais e mais, a cada dia que passa...

É por isso que por mais que me lembre das metáforas de Jorge Palma (...)"enquanto houver estrada pr'andar a gente vai continuar", eu olho à minha volta e é Sophia de Mello Breyner que se lhe sobrepõe:

Irás ao paço.
Irás pedir que a tença
Seja paga na data combinada.
Este país te mata lentamente
País que tu chamaste e não responde
País que tu nomeias e não nasce.

Em tua perdição se conjuraram
Calúnias desamor inveja ardente
E sempre os inimigos sobejaram
A quem ousou ser mais que a outra gente.
(...)
Irás ao paço irás pacientemente
Pois não te pedem canto mas paciência.
Este país te mata lentamente.