quarta-feira, 23 de abril de 2014

Neste dia mundial dos livros...Ontem, hoje e amanhã ,( O Principezinho , Capitães da Areia).


Num dia dedicado aos livros, poderia fazer aqui uma elencagem de todos aqueles que li, que não li, que não quero ler, que gostava de ler, mas isso seria demasiado exaustivo e arrisco, cansativo. Não o fazendo corro também o risco de ser redutora nas minhas escolhas, contudo assumo esse risco e responsabilizo essas escolhas por um pouco do que sou...
O Principezinho,de Antoine de Saint-Exupery, foi um livro que me marcou , confesso que foram as ilustrações que inicialmente me cativaram, mas à medida que fui lendo descobri, na minha até então ingenuidade, que o mundo não era perfeito mas ainda assim, podíamos sempre melhorá-lo um bocadinho desde que com amor e amizade.Um livro que marca pela intemporalidade da sua mensagem, em que os valores humanos se fazem vincar. Em que o essencial não está à vista mas sim naquilo que é invisível e está algures escondido no íntimo de cada um de nós.
Capitães da Areia, de Jorge Amado, um livro lido há pouco tempo. Provavelmente, deveria tê-lo lido antes ...mas julgo que ainda o li em boa altura! Um livro que retrata uma parte da realidade dos jovens, aqueles com que diariamente nos cruzamos, nas ruas, nas escolas, na vida... Aqueles que são oriundos de famílias desestruturadas que encontram por aí um escape para as suas frustrações, ansiedades, rebeldias...carências que violentamente escondem por detrás de uma máscara de ferro. E para muitos deles bastava-lhes um sorriso, um elogio, uma atenção ...
E hoje são estes os livros que arrumo no meu cerra-livros... Onde cabem também os vossos!...