terça-feira, 31 de maio de 2016

Grande é a poesia, a bondade e as danças. Mas o melhor do mundo são as crianças.


Flores, música, o luar, e o sol, que peca 
Só quando, em vez de criar, seca. 

(Fernando Pessoa)

A Humanidade deve à criança o melhor que tem para dar.

"Uma educação que nos ajude a pensar e não que nos ensine a obedecer"
A infância vive a realidade da única forma honesta, que é tomando-a como uma fantasia. 
Dia mundial da criança
Este dia começou a comemorar-se em 1950, depois da Federação Democrática Internacional das Mulheres propor às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Este pedido veio no sentido de tentar resolver o problema criado com a 2ª Guerra Mundial, que fez com que a crise atingisse muitos países da Europa, do Médio Oriente e da China, deixando de existir boas condições para se viver. Não havia comida, muitas crianças perderam os pais e outras tantas foram obrigadas a trabalhar para ajudarem nas despesas. Esses trabalhos eram muito duros e durante muitas horas.
Em 1959 foi criada a "Declaração dos Direitos da Criança", com o intuito  de proporcionar a todas as crianças do mundo, uma vida digna e feliz. 
A infância não se repete, nem na lembrança, nem na imaginação. Quando, muito, dá-se outra infância. As cenas ingénuas, porque eram ingénuas, não tinham consciência; e as humilhações, de tão pungentes, não há memória que consinta na sua perfeita expressão.
(Miguel Torga)



(Sebastião Salgado)
Uma pessoa pode ter uma infância triste e mesmo assim chegar a ser muito feliz na maturidade. Da mesma forma, pode nascer num berço de ouro e sentir-se enjaulada pelo resto da vida.
(Charlie Chaplin)